Qualcomm e Ericsson fazem com sucesso a primeira chamada com rede 5G

Qualcomm e Ericsson fazem com sucesso a primeira chamada com rede 5G

Qualcomm e Ericsson cfazem com sucesso a primeira chamada com rede 5G

A Qualcomm e a Ericsson tiveram sucesso ao realizar a primeira chamada com rede 5G em ondas milimétricas, feita de um dispositivo móvel. O experimento ocorreu por meio de um rádio comercial 5G AIR 5331.

O aparelho usado para o teste contou com o modem Qualcomm Snapdragon X50. A medida faz parte da parceria firmada no final de 2016, com o objetivo de acelerar as implantações em larga escala da rede móvel de quinta geração.

 

“A mobilização do mmWave para smartphones tem sido vista como um desafio impossível, mas esta demonstração confirma que estamos no caminho certo para levar experiências inovadoras de 5G com ondas milimétricas aos consumidores.”

Cristiano Amon

Presidente da Qualcomm

Imagem: Divulgação - Qualcomm

As empresas realizaram o experimento no laboratório da Ericsson, localizado em Kista, na Suécia. É importante ressaltar que o 5G foi ativado na última semana em caráter pioneiro em San Marino, na Europa, pela operadora TIM.

Apesar de muitos testes serem feitos, até o momento não há um smartphone compatível com a tecnologia. Vários rumores indicam para novos modelos com suporte em várias fabricantes, como a Sony, a Samsung, a Huawei, a OnePlus e a Xiaomi. No entanto, nenhum deles foi oficializado até o momento.

Fonte: Tudo Celular